O browser mais rápido do mundo está de volta!

Nem faz um mês que escrevi sobre o Opera 10.5 que tinha passado de Alpha para Beta. Hoje finalmente o Opera 10.5 passou a versão final e voltou a ser, após ter sido destronado pelo Chrome, o browser mais rápido do mundo.

Opera 10.5

Sou fã do Opera à algum tempo e sempre gostei das inovações apresentadas, que alguns browsers acabam por usar mais tarde mostrando-as como funcionalidades suas. Mas o que me fez mesmo mudar para o Opera foi a sua segurança (ou a falha dela no IE6) e a rapidez de acesso às várias páginas. No entanto durante a versão 9 do browser as novidades não eram muitas e deu a ideia que o rumo do Opera andou meio perdido no último ano.

Agora finalmente o Opera deu o salto que devia com a versão 10. O browser está rápido, muito mais simples e intuitivo de usar, e cheio de efeitos que parecem estar tão na moda actualmente. A integração com o Windows 7 também está acima da média e usar o Opera neste sistema operativo proporciona não só uma óptima experiência no desenvolvimento web como na simples navegação pela web.

Mas nem tudo é positivo, experimentei o 10.50 numa instalação do Windows XP e a integração não é a melhor, principalmente porque a barra de topo fica num azul berrante. Se calhar com um tema escuro a integração fica mais interessante. Apesar dos utilizadores do XP estarem a migrar para o Windows 7, de acordo com as últimas estatísticas, seria interessante um tema apropriado.

Aconselho os utilizadores do Windows 7 a experimentarem o Opera 10.5, certamente não se vão arrepender. Se a equipa de desenvolvimento manter este rumo o Opera irá certamente recuperar algum share no mercado dos browsers.

 
Copyright © 1985 - 2014 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.