A importância de boa documentação numa aplicação

Existe uma boa razão pela qual algumas aplicações ou linguagens de programação são tão usadas, e é algo que existe em comum entre o PHP, o WordPress e o jQuery. Todos eles possuem boa documentação que torna a curva de aprendizagem mais curta.

Documentação do PHP

É certo que não basta boa documentação para garantir o sucesso de uma aplicação, mas vejam quantas pessoas trabalham com o PHP, o WordPress e o jQuery em detrimento dos seus concorrentes quando fazem todos a mesma coisa.

A diferença é que com uma simples pesquisa no site do PHP, WordPress ou jQuery obtemos uma lista de funções ou métodos com uma explicação sobre o que cada função faz e um ou mais exemplos. Se tenho um exemplo posso começar a partir daí, efectuar alguns testes e chegar rapidamente ao resultado que pretendo. Com outras aplicações é virtualmente impossível.

Isto faz com que a curva de aprendizagem seja curta e que com o site da aplicação aberto e uma página de código se obtenham bons resultados que rapidamente podem ser aplicados num ambiente de produção com segurança.

Vejam o exemplo do Bing (antes Live) que alterou o SDK do serviço de mapas e está agora finalmente a retirar algum mercado os utilizadores do Google Maps API, como uso no Mais Gasolina.

Esta é também a razão pela qual muitos webmasters iniciados no HTML procuram tags e o que faz cada uma delas no site W3Schools e não no site do consórcio W3C.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.