Abrir links em novas janelas é algo do passado

Um dos erros mais comuns em termos de usabilidade, de acordo com o UseIt.com de Jakob Nielsen, é a abertura de novas janelas quando se clica num link.

Se ainda usas esta técnica do passado então fica a saber que a tendência dos teus utilizadores é fechar a janela e mudar de site.

Rapariga frustrada com portátil

Muita coisa mudou desde 1999, e já nessa altura se dizia que a abertura de novas janelas era desaconselhável. Na altura poucos browsers tinha suporte a abas (tabs) e infelizmente usar o target=”_blank” era um mal necessário em certos casos.

Abrir links externos numa nova janela
Uma ideia muito errada é a de abrir o site de terceiros numa nova janela. Se um dos teus utilizadores carregar num link para um site externo e não gostar do conteúdo, o instinto normal é carregar no botão “Voltar” e continuar a navegar no teu site. Se abres um link numa nova janela, o instinto do utilizador é entrar num motor de busca como o Google e efectuar uma pesquisa e ir para outro site diferente.

Ao abrir uma nova janela na tentativa de não perder uma visita, estamos afinal a mandar o utilizador embora.

Vamos supor que um utilizador ao ver este artigo decide visitar primeiro o site do Jakob Nielsen. Dá uma vista de olhos e decide voltar atrás para ler este artigo, basta carregar no “Voltar”. Se quiser, como é um link normal, pode clicar com o botão do meio e abrir o link numa nova aba (tab). O utilizador tem assim liberdade na sua navegação, proporcionando uma melhor experiência.

Pop-ups
Juntamente com a abertura de novas janelas estão os pop-ups. Browsers como o Chrome ou o Firefox nas suas últimas versões apenas colocam um pequeno ícone a indicar que um pop-up foi bloqueado. Para o utilizador comum aquela informação é imperceptível e a ideia com que ficam é que clicaram num link que não funciona ou que os manda de volta para a mesma página. Neste caso, se for mesmo necessário desviar a atenção do utilizador para outra informação o melhor é usar uma janela modal.

Aconselho uma visita ao site do Jakob Nielsen, principalmente na secção Alertbox para ver os erros mais comuns em termos de usabilidade de forma a melhorar os nossos sites.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.