Actualizar para EasyApache 4 no CPanel

O EasyApache 4 vai ser o configurador pré-definido de Apache e PHP no CPanel a partir da versão 58 do WHM. No entanto mesmo com a versão 56 é já possível usar o EasyApache 4.

A actualização não é transparente, mas vale bem a pena.

Stand CPanel numa feira tecnológica

Testei o PHP7 e como todos os meus sites funcionavam (blogs em WordPress também) queria ter o PHP7 no servidor de produção, mas apenas é possível com o EasyApache 4.

EasyApache 3 vs 4

As grandes diferenças da versão 3 é que a actualização é automática, a instalação muito mais rápida e podemos ter várias versões do PHP. Para instalar um módulo ou actualizar a versão do PHP e Apache deixa de ser necessário recompilar tudo, passa a funcionar com RPMs.

No entanto não é possível criar um perfil de forma fácil pelo interface web, tem que ser feito manualmente com um ficheiro JSON e a documentação ainda não é grande coisa. Para um servidor único não é chato, mas para deploy em vários servidores pode ser uma dor de cabeça.

A minha experiência

É preciso aceder por SSH e correr um script de actualização de EA3 para EA4. Na teoria a instalação é migrada para o EA4, mas no meu caso com configurações de MPM e FastCGI o PHP deixou de funcionar.

Ponto positivo, o script que reverte para EA3 funciona bem e voltou tudo a funcionar. Com mais tempo voltei a correr a actualização e foi necessário reconfigurar o Apache e PHP.

Como apenas pretendo o PHP7 tentei criar um perfil em separado com os módulos que já tinha. Desisti e através do interface gráfico comecei a escolher os módulos que precisava. Depois de repostas as configurações do Apache e actualizada a configuração do PHP7 tinha o servidor pronto. Como a instalação é bem rápida coloquei primeiro uma das versões padrão com tudo e mais alguma coisa e fui removendo os módulos que não me interessavam. O downtime foi de cerca de 15 minutos.

As actualizações tem sido feitas sem problema, tendo já recebido duas actualizações do Apache e uma do PHP. Os sites continuam a funcionar sem qualquer interrupção e a versão é actualizada. Acabam-se assim as recompilações manuais, só por isso vale bem a pena.

Depois temos o suporte a PHP7 que é bem mais rápido e se tiverem sites com código legacy podem manter a correr o PHP 5.5 ou 5.6 e decidir que sites usam que versão.

Se tiverem tempo para experimentar recomendo actualizar o EasyApache para a versão 4 e ficarem já precavidos quando a versão 58 começar a ser distribuída no canal RELEASE de actualizações.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.