AdSense Auto Ads, a nova forma de colocar anúncios

Esta nova funcionalidade do AdSense foi anunciada no fim de Fevereiro e após 1 mês de testes os resultados são bastante positivos, com um site em especifico a apresentar melhorias na ordem dos 40% em termos monetários.

Usa um algoritmo (inteligência artificial) que analisa cada página e define automaticamente quais os melhores locais para colocar anúncios.

AdSense Auto Ads

Quando a Google anunciou os Auto Ads fiquei de pé atrás, vivemos numa era em que a inteligência artificial é usada para tudo sem necessidade disso, e por vezes com consequências desastrosas.

Após análise aos tópicos no Webmaster World percebi que alguns webmasters estavam com melhorias que chegavam aos 30%, e o próprio Google garantia entre 5 a 15% de aumento de receita.

Bom, lá dediquei 2 sites para testar, um deles sem grande impacto nas receitas, outro já com um impacto mais significativo. Fiz de conta que tinha ido ao casino e aquele dinheiro tinha sido perdido, assim o que viesse era “lucro”. E ainda bem que o fiz.

Para garantir que a experiência tinha sucesso removi todos os anúncios do AdSense e coloquei apenas o Auto Ads. De inicio não achei grande piada, algumas páginas chegavam a ter 8 anúncios onde anteriormente apenas tinha colocado um, mas gradualmente foram sendo removidos. O algoritmo percebe que os utilizadores não interagem com aquele anúncio e acaba por os remover. Passado pouco tempo o número de anúncios já era mais adequado, apesar de num dos sites aparecerem anúncios no meio dos comentários, que fica feio. Já dei a sugestão para que seja possível filtrar através de classes ou ID’s elementos onde não queremos que sejam apresentados anúncios, vamos esperar para ver.

Um dos sites onde a maioria dos acessos é feito através de telemóvel, mas sem grande número de visitas, tive um aumento de 43% nas receitas. A colocação de anúncios a meio do conteúdo em pontos chave foi crucial para essa melhoria. É certo que é um site onde não dediquei muito tempo à optimização da colocação dos anúncios por ter poucas visitas, mas o Auto Ads fez isso por mim e os resultados não podiam ter sido melhores.

Noutro site onde fiz o mesmo teste, este com mais tráfego e mais optimizado, o aumento de receita foi de 21%. Bastante positivo mesmo assim.

Estou a adoptar a vários sites com conteúdo editorial (blogs, sites com artigos e afins), este blog incluído no leque, noutros mais específicos ainda não me decidi, como o Mais Gasolina por exemplo, onde pretendo ter controlo total sobre onde aparecem ou não anúncios. Poderei tentar no espaço de uma semana o fazer, apenas para ter uma ideia de locais a colocar ou remover anúncios.

Se têm AdSense nos vossos sites e se estes têm maioritariamente conteúdo editorial então o Auto Ads é sem dúvida algo a experimentar para aumentar as receitas com a publicidade.

 
Copyright © 1985 - 2018 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.