Afinal ninguém usa o Adblock

Muito se fala do Adblock, e curiosamente, fala-se mais das formas de bloquear os utilizadores do Adblock e dos problemas que esta extensão pode ter na actual Internet gratuita para todos do que outra coisa.

A meio deste ano decidi conduzir uma experiência num dos meus sites sobre o uso do Adblock, recolhi vários dados, efectuei alguns testes e obtive resultados bastante interessantes. Afinal o hype do Adblock não passa disso, simplesmente quase ninguém o usa.

Adblock Plus

Desenvolvi algum código que detectasse quando a publicidade não era carregada, gravando os dados recolhidos para perceber quem estava a bloquear a publicidade e porque razão. Tirei da equação os visitantes de bancos e ministérios públicos que normalmente navegam em conteúdo controlado por proxy e comecei a fazer uma recolha de dados mais efectiva. Cheguei a um valor interessante, cerca de 97 utilizadores diários usavam o Adblock, estamos a falar de apenas 1.4% das visitas diárias do site onde efectuei o teste.

Com uma percentagem tão baixa de utilizadores decidi ir mais longe e colocar um aviso que aparecia apenas uma vez a cada 24 horas a pedir para desligarem o seu bloqueador de publicidade, pois o site que estavam a visitar era gratuito graças às receitas de publicidade.

A partir daqui continuei a gravar os dados e a controlar quem desligava o Adblock ou quem continuava a utilizar o Adblock. Após 15 dias voltei a analisar os dados e só 58 utilizadores diários continuavam a usar o Adblock, apenas 0.8% das visitas diárias daquele site. Removi o código que colocava o aviso e continuei guardar os dados dos acessos e, curiosamente, os números mantiveram-se bastante estáveis durante outros 15 dias.

Após mais de 1 mês de testes removi completamente o código e tirei as minhas conclusões. O Adblock pode ser detectado e bloqueado facilmente, se um developer assim o desejar. No entanto podemos usar este tipo de código apenas para alertar os utilizadores para desligarem o Adblock. Se a publicidade num site não é intrusiva, como é o caso do site onde testei, então o mais provável é o utilizador por sua iniciativa desbloquear os anúncios nos sites que gosta e manter essa definição assim durante muito tempo.

Já existem vários sites, alguns de jornais de renome, que bloqueiam totalmente os utilizadores do Adblock, outros que avisam os utilizadores sempre que a publicidade é bloqueada. A guerra contra o Adblock é grande, mas a percentagem de utilizadores desta extensão do Firefox é extremamente baixa.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.