Armazenamento de dados

Um dos componentes mais barulhento no meu antigo setup, a seguir à fonte de alimentação, eram os discos, mais propriamente um Seagate de 80GB.

Calar os discos em idle é simples e barato, activa-se o Acoustic Management e suspende-se o disco numa bay de 5.25", ou então compra-se uma caixa para silenciar o disco que parece um sarcófago.

Até aqui tudo bem pensei eu, mas e o resto? Não posso ter muito calor dentro do computador para que tudo funcione de forma eficiente e silenciosa, portanto comecei a ver as tabelas de consumo energético e de eficiência dos discos de 2.5" e de 3.5" e deparei-me com algo assustador: Um disco de 3.5" consome tanto em idle como um de 2.5" em Seek! Cheguei a pensar em drives SSD mas o seu preço por enquanto é proibitivo e o consumo energético é ligeiramente mais baixo que um disco de 2.5"

É verdade que são mais caros e mais lentos (5400rpm e 1.5Gbps) mas o silencio está primeiro e a perda de performance nem é considerável tendo em conta o meu uso diário do computador.

Disco Samsung HM320JI

Optei então por um Samsung HM320JI de 320GB e achei que a melhor maneira de colocar o disco na caixa era sobre um pedaço denso de esponja preso por uma braçadeira plástica. Desta forma o disco fica devidamente preso e as suas vibrações são amortecidas, ao contrário do método de suspensão da drive com elásticos que não me inspira grande confiança, só com um elástico a meio para prender a drive no sitio.

O único problema é que as esponjas e outro tipo de material deste género é quente e não tem grande capacidade de libertar calor, caso isto se revele um problema em termos de temperaturas para o disco terei que encontrar outra solução, mas até agora o disco está fresco e a funcionar correctamente graças aos 0.6w consumidos em idle e 2w em read/write. ;)

Actualização a 17/02/2009:
Infelizmente o meu disco avariou por falha mecanica. Nunca na vida tal me tinha acontecido por isso sempre fui algo desleixado com backups. Foi-me fornecido imediatamente um novo disco para substituição. Como perdi alguns ficheiros que faziam falta decidi adquirir outro HM320JI e fiz uma nova instalação em Raid 1.

O disco anterior fazia uns clicks estranhos e por vezes o computador bloqueava por meros segundos, sempre atribuí este comportamento ao EPU-6 mas as novas unidades que tenho instaladas não fazem o mesmo.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.