As 7 aplicações gratuitas essenciais para Windows 7

Existem várias aplicações gratuítas que são superiores a versões pagas de outro software concorrente. Existe também o reverso da medalha e nem sempre o que é grátis é bom.

Um bom ponto de partida para obter aplicações grátis e de confiança é o site FileHippo onde é possível encontrar aplicações gratuitas de qualidade.

Windows 7 à venda

Esta é para mim a lista essencial de software gratuito a instalar em qualquer máquina para manter o Windows optimizado e seguro durante muito tempo.

Revo Uninstaller
O Revo Uninstaller é provavelmente o programa que mais lixo remove de um sistema Windows. Existem aplicações que, após desinstalar, deixam sempre lixo para trás, sejam ficheiros ou entradas no registo. Este programa acaba de vez com esse problema. Ao desinstalar analisa o programa e remove os ficheiros que ficam para trás assim como as entradas no registo do Windows.

A longo prazo nota-se bem que o computador não perde desempenho, por isso é o primeiro desta lista.

Descobri esta aplicação através do Peopleware e é também a única aqui listada que não está disponível no FileHippo, mas sim no site da Revo.

Avast! Free Antivirus
Tanto em Antivirus como numa Firewall o que procuro é um elevado nível de protecção, possibilidade de configuração e ser leve. O Avast! é um desses programas, e se o interface gráfico era pobre com a versão 5 tudo mudou. Este é o Antivirus gratuito de eleição.

CCleaner
De nome CrapCleaner, este programa remove ficheiros antigos e temporários que não são eliminados do disco. Além da limpeza típica ao sistema operativo também efectua um scan em algumas aplicações instaladas como browsers e outras utilidades.

Permite ainda fazer um scan ao registo do Windows e eliminar as entradas que não são usadas ou estão inválidas.

Spybot Search & Destroy
Desde que instalei o Opera que acabaram os meus problemas com spyware, no entanto continuo a usar o Spybot. A sua ferramenta de imunização do sistema bloqueia alguns sites e aplicações conhecidas directamente nos hosts do Windows assim como bloqueia algumas extensões perigosas no Firefox e no Internet Explorer.

Auslogics Disk Defrag
O meu desfragmentador de eleição até pouco tempo era o JKDefrag (que passou a MyDefrag), no entanto o Auslogics Disk Defrag veio para ficar. O interface é intuitivo, permite algumas configurações avançadas de forma simples e de acordo com alguns testes efectuados os resultados são superiores ao MyDefrag.

Permite ainda desfragmentar dois discos ao mesmo tempo utilizando mais recursos do processador, ideal para optimizar os discos durante a hora de almoço.

Foxit Reader
Porquê usar um leitor de PDF’s diferente se o da Adobe é gratuito? Simples, o Foxit Reader é rápido, leve e ocupa pouco espaço no disco.

7-Zip
O 7-Zip pretende ser um substituto do Winrar e do Winzip, permite bons níveis de compressão e permite a criação de arquivos em Gzip, ideal para o desenvolvimento web.

O Winrar continua a ser uma alternativa superior, no entanto é shareware, e para o utilizador comum o 7-Zip faz o que os outros fazem com um interface simples e de forma gratuita.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.