Asus EPU e o software EPU-6 Engine

A Asus tem um sistema chamado EPU (Energy Processing Unit) que ajuda a reduzir o consumo, ruído e temperatura do computador. Basicamente é um sistema que faz downclock a algum hardware, desactiva algumas funções desnecessárias e reduz a velocidade das ventoinhas. Em relação ao disco não percebi bem como funciona porque não é alimentado directamente pela motherboard.

O software chama-se EPU-6 porque controla 6 tipos de hardware: CPU, VGA, Chipset, Memory, HDD e Fan.

Dos 6 componentes que o programa controla não estou a usar 2, o das ventoinhas (obviamente) e o da placa gráfica. Porquê? ;) Bom, para que o EPU-6 Engine controle a gráfica preciso de instalar os drivers da Asus que já estão desactualizados, depois é necessário instalar um programa Asus OSD Gamer e finalmente outro programa, o Asus SmartDoctor. Mas mesmo assim experimentei o sistema e, embora exista uma diminuição na velocidade da memória da gráfica o GPU fica a funcionar a 600Mhz em vez dos 777Mhz de origem. Ao instalar os drivers da Ati com o CCC este automáticamente reduz a velocidade do GPU para 300Mhz mas não mexe nas memórias da gráfica.

Resultado: Menos consumo de energia, menos calor dissipado, mais performance em jogos.

Chip EPU na Asus P5Q Pro
O pequeno chip EPU na Asus P5Q Pro

Posto isto é só testar o software, e encontrei algumas falhas e o sistema mostrou-se bastante instável ao alterar de velocidade. Uma pesquisa na net levou-me ao site da Asus com um update da bios que corrigia um problema com a voltagem aplicada a algumas memórias mais recentes, as OCZ incluídas.

O software é bastante leve, indica o valor consumido pelo processador em watts e ainda mostra a poupança energética teorica e em quanto é que as emissões de CO2 foram reduzidas.

Asus EPU-6 Engine
O EPU-6 Engine a correr em modo automático. Na imagem encontra-se no modo de poupança de energia.

Possui 4 etapas distintas que são indicadas por 4 icones, um boneco a pé, um carro, um avião e um foguetão para o máximo de performance. Após uma breve calibração o sistema funciona de forma automática analisando o uso do processador, gráfica e disco, assim como o lançamento de aplicações 3D (caso dos jogos). Assim, de forma automática, o software alterna entre os vários modos consoante a utilização do computador permitindo uma poupança energética considerável e uma redução na temperatura geral do sistema.

Só não percebo como é que não fizeram algo deste género mais cedo, pois à coisa de 5 anos atrás já existia mercado para uma solução deste género para os overclockers.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.