Aumentar a produtividade desligando-se da net

A internet é uma óptima ferramenta de trabalho mas por vezes torna-se o inimigo nº1 da nossa produtividade. Estou neste momento longe de casa, com 3 ligações distintas à internet à minha disposição mas muito limitadas. Uma tem um limite de 100Mb de tráfego mensal, outra é paga ao peso de ouro a cada 10Mb por GPRS e a última é tão lenta e o sinal é tão fraco que qualquer tipo de utilização intensiva da net é para esquecer. No entanto nunca fui tão produtivo.

Flores amarelas numa planície

Já tinha lido sobre o “fenómeno”, isto em 2007, no blog do Darren Rowse onde ele relatava a mesma experiência. Tal como ele passei menos tempo a ver o email e a ler outros sites, fóruns ou blogs. Estes últimos podem ser uma fonte de inspiração para novas ideias sobre o que escrever, mas distraem muito e o tempo consumido a ler “lixo” é demasiado preciso.

Ao estar offline, sem distracções, acabo por ter mais tempo para pensar no tema em que vou escrever. Consigo organizar melhor as minhas ideias e tenho tempo de sobra para fazer uma pausa e estruturar um artigo ou post melhorando a sua qualidade. E é uma sensação agradável escrever um texto que sai bem e ter um bom feedback de quem o lê, elogiando a sua qualidade. Acabo por me sentir motivado e, se por vezes um post poderia demorar uma semana a sair, consigo agora num dia fazer um ou dois posts com um bom nível de qualidade e ainda me sobra tempo para ver a “vida lá fora”.

Mas pensando bem, eu apenas estou a forçar aquilo que eu já sei que devia aplicar todos os dias. Deixar de consultar tanto o email e as estatísticas, não perder tanto tempo a navegar na net e dedicar-me mais a escrever conteúdo e a continuar o desenvolvimento de outros projectos que tenho em stand-by.

Quando voltar à minha ligação de banda larga sem limites de tráfego vou tentar continuar a aplicar este método de trabalho, é apenas uma questão de disciplina, mas bem sei que vai ser difícil pois grande parte das séries que acompanho vão voltar à TV, mas vou apenas tentar ver um episódio ou outro quando tiver com mais dificuldades ao escrever um artigo ou ao programar algum site.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.