A visualizar apenas posts da categoria Mobile

O Mais Gasolina completou 10 anos e como “prenda” fiz uma nova aplicação para Android, que já bem merecia!

App Mais Gasolina

A aplicação é híbrida como tantas outras, e como já era a antiga. Isto permite-me não só poder actualizar dados sem ser necessária uma actualização da aplicação, como aconteceu quando apareceram os combustíveis simples, como tornar mais rápido o desenvolvimento da app por se tratar de tecnologia com a qual estou à vontade.

Uma das falhas da aplicação era não permitir que um utilizador registado no site fizesse login na app para aceder aos favoritos, guardar preferências ou actualizar preços. Outra prioridade para mim era fazer a aplicação rápida e usar pouco tráfego.

O aspecto da app também foi actualizado, passando agora a usar Material Design. Desta forma a aplicação fica com o mesmo aspecto que as restantes e como o Material Design funciona muito à base de cartões ou secções de conteúdo a aplicação fica praticamente idêntica ao site.

Para a localização passou-se a obter de forma aproximada com os dados fornecidos pela rede de telemóvel ou pontos WiFi próximos. É possível que venha a introduzir novamente a localização por GPS para sitios com pouca cobertura de rede, mas sempre como segundo recurso. Esta alteração foi feita para poupar bateria no telemóvel.

Os resultados

Já passaram quase duas semanas e apesar do factor novidade, com os utilizadores a explorar a aplicação, os resultados são positivos. Neste momento cada utilizador da aplicação usa em média 25KB de tráfego a aceder a dados que se encontram no servidor, contra os anteriores 42KB. Excluem-se aqui os logótipos de cada marca que já eram consumidos do mesmo local centralizado.

Ao permitir usar sprites e imagens em SVG existiu uma grande redução de tamanho, garantindo também uma qualidade de imagem superior em ecrãs de alta densidade. E ao utilizar o sistema de cache e minify que desenvolvi consegui reduzir também o tamanho do HTML gerado.

E com o login e registo através da aplicação aumentou o número de novos utilizadores no site, alguns desses que já começaram a actualizar preços pela app.

Se pretenderem podem testar a aplicação, ou se já a têm e ainda não actualizaram, através do Google Play. Se não tiverem um telemóvel Android existem outras opções disponíveis.

Descobri que o telemóvel do saguim no filme Rio corre Android :lol: Procurei pelo conteúdo da SMS que apareceu por breves segundos no filme e encontrei um ambiente gráfico muito familiar ;)

Telemóvel do filme Rio a correr Android

Até um saguim sabe o que é bom, mas uma coisa é certa, não deve ter o Angry Birds Rio instalado :lol: Parece é que os saguins roubaram um telemóvel ainda com o Android 2.2 porque a barra no topo é branca, mas são macacos não se pode pedir muito.

Se ainda não viram o filme e gostam destes filmes de animação aconselho, está giro, e o Tracy Morgan a fazer a voz de cão está de partir o coco a rir.

Hoje saiu uma nova versão do Android para actualização via OTA: Gingerbread 2.3.3. Este update foi lançado para o Nexus S da Samsung assim como para o Nexus One que ainda se encontrava na versão 2.2.2 do Froyo.

Google Nexus One

Começou com o Eclair, foi actualizado para o Froyo e agora recebeu o Gingerbread. Foi esta a principal razão pela qual escolhi o Nexus One como o meu telemóvel Android, os vários modelos parecem que ficam parados no tempo à espera de actualizações.

Para já estou a gostar da barra de notificação a preto de tamanho reduzido que faz parecer que o telemóvel tem uma resolução superior. A animação ao desligar o ecrã a fazer lembrar um CRT é fantástica.

Mas alterações estéticas à parte o que realmente melhorou e que vai ajudar no dia a dia foi o teclado e a selecção de texto para fazer copy/paste. O browser também está mais rápido mas o scroll sem fazer zoom parece ter algum arrastamento. Com zoom o browser comporta-se de forma suave.

Vamos ver se em termos de autonomia melhora alguma coisa como aconteceu com a actualização do Froyo que me deu quase 1 dia a mais em utilização moderada.

Acabou de sair para o Android o Angry Birds Seasons, um jogo separado mas totalmente gratuíto do Angry Birds para a quadra natalícia.

O jogo tem 25 níveis, sendo revelados ao ritmo de 1 por dia.

Peluches do Angry Birds

Season’s Greedings é o nome deste episódio que tem uma prenda muito especial caso consigam 3 estrelas em todos os níveis. Também incluído neste pack vem o Angry Birds na versão Halloween.

E se estão sem ideias para prendas de Natal a Rovio lançou uma loja online com peluches do Angry Birds.

O Opera Mobile para Android já tem data marcada. A partir do dia 9 de Novembro já podemos navegar com o browser mais rápido do mundo.

Opera Mobile para Android a 9 de Novembro

Conforme tinha sido indicado anteriormente pela empresa norueguesa, o Opera Mobile junta-se assim ao Opera Mini, garantindo uma experiência superior nos browsers móveis para o Android e vai trazer algumas funcionalidades que não se encontravam presentes no Opera Mini como o pinch-to-zoom e a geolocalização.

Enquanto esperam podem ver alguns wallpapers bem engraçados no blog do Choose Opera.

Actualização a 09/11/2010:
Lá instalei o Opera Mobile no Nexus One e… que desilusão! Estava habituado ao Opera Mobile no Windows Mobile 6 que era fantástico, no Android parece um produto por acabar. O texto não é legível em alguns níveis de zoom, o scroll por vezes arrasta-se em páginas grandes e não tem suporte a Flash!

Não lhe deviam chamar beta mas alpha, é que o Opera Mini corre muito melhor e até no Windows Mobile o Opera Mobile leva vantagem.

Sou um grande fã do Opera, mas não aconselho a utilização do Opera Mobile. Aliás durante o dia continuei a usar o Safari/Chrome e o Opera Mini como de costume.

A aplicação Mais Gasolina Mobile já se encontra disponível no Android Market, substituindo assim o acesso que era efectuado pela Web App em m.maisgasolina.com.

Posto de abastecimento da Repsol

Após muito ponderar decidi chegar a um compromisso e criar uma aplicação híbrida. Assim em vez de perder bastante tempo a desenvolver em Java decidi criar uma Web App especifica para o Android, utilizando várias funcionalidades nativas do sistema operativo para tentar garantir a melhor experiência possível neste tipo de aplicações.

Ainda se encontra na primeira versão, existem algumas arestas a serem limadas e certamente devem existir alguns bugs. Com o tempo todas estas situações serão corrigidas e novas funcionalidades serão adicionadas.

O Mais Gasolina passa assim a estar disponível de forma móvel em aparelhos GPS TomTom e NDrive, telemóveis Android através da aplicação Mais Gasolina Mobile e Layar e telemóveis de outras plataformas (Opera Mini aconselhado).

Saiu hoje, finalmente, a versão final do Angry Birds para Android. A Rovio decidiu colocar o jogo completo totalmente grátis online, e em poucos minutos foram efectuados mais de 95.000 downloads do jogo!

Angry Birds para Android

Muitos esperavam pelo jogo mas não sabiam que este iria ser disponibilizado sem custos. O tráfego foi tanto que até o jogo aparecer no Market o site GetJar (onde foi publicado inicialmente) ficou indisponível, assim como o site da empresa.

Esta versão gratuita tem anúncios para suportar os custos de desenvolvimento e os problemas com grande parte dos terminais foram corrigidos. Irá sair posteriormente a versão paga do Angry Birds que irá remover a publicidade do jogo.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.