Certificados grátis renovados automaticamente no CPanel

A versão 58 do CPanel e WHM começou a ser distribuída no canal RELEASE de forma faseada, devendo chegar a toda a gente até ao fim desta semana.

Com esta versão vem uma novidade já esperada, a renovação automática de certificados grátis.

Agência de segurança a espiar

Se não estiveram desligados da tecnologia nos últimos anos sabem certamente que o futuro da web é encriptado. O próprio Google já usa o HTTPS como um sinal de qualidade para os resultados de pesquisa e o novo protocolo HTTP2 só funciona com encriptação em certos browsers (Chrome e Firefox).

Neste momento já existem várias entidades com certificados grátis para a verificação de domínios, sendo a Let’s Encrypt a mais falada do momento. Embora já se encontrassem certificados a menos de 4 Eur por ano, um certificado grátis vai permitir que toda a web possa passar para HTTPS sem custos.

O único problema é que estes certificados têm uma duração limitada de 3 meses e isto obriga a que os processos de renovação sejam automatizados. Não que seja mau, um certificado de curta duração permite teoricamente mais segurança.

Renovação e instalação automática

Com esta nova versão passa a esta disponível a opção Manage AutoSSL. De momento apenas existe disponível como entidade certificadora o CPanel através da Comodo, mas existem planos para incluir também a Let’s Encrypt, já existindo um plugin em fase de testes.

Significa que através do WHM passa a ser tão simples como activar o serviço, escolher as contas onde pretendemos certificados grátis e clicar em Run. Os certificados são gerados, instalados e passam a ser renovados automaticamente.

Deixa de ser necessária a criação de crons para a renovação automática, como fazia com o Let’s Encript, e a partir do CPanel é feita essa gestão.

E porque é isto positivo, se já era possível com algum trabalho ter acesso a certificados grátis? Deixamos de nos preocupar com API’s que estejam sempre a mudar (estou a olhar para ti Let’s Encrypt) uma vez que a equipa do CPanel trata disso. Os utilizadores mais leigos podem também activar SSL sem conhecimentos de bash e gestão de crons. E as empresas que fornecem alojamento partilhado com CPanel podem adicionar aos seus pacotes de alojamento um certificado SSL para o domínio, grátis.

Actualização a 13/08/2016:
Já se encontra disponível o Let’s Encrypt sendo necessário correr um comando por SSH. Mais informações no site do CPanel
 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.