Como fazer um blog ou site com sucesso

Não existe nenhuma receita mágica que garante que um blog ou um site tenham sucesso na Internet. Existem demasiadas variáveis em jogo, no entanto apenas uma garante o insucesso certo de um blog ou site: o gosto ou a paixão pelo que se escreve.

Maybach no Dubai

O meu primeiro site foi sobre carros e tuning. Se na altura ainda nem percebia muito daquilo, fazia o site com gosto e sentia-me motivado a trabalhar nele. Era um site que tinha uma “personalidade”, destacava-se dos restantes. Entretanto fartei-me do tuning e deixei o site morrer porque já não me sentia motivado para continuar a fazer artigos. É certo que o site continua com visitas e com rendimento, mas não é a mesma coisa.

Quando tenho uma ideia para um site novo tenho que o fazer sobre um assunto em que tenha pelo menos conhecimentos, mas também tenho de gostar do tema caso contrário o site vai acabar por cair no esquecimento.

Se fizer um site sobre flores e jardins já sei que vai ser um fracasso. Não percebo nada de flores ou jardins, não sei o que querem ler as pessoas interessadas no tema e só me posso limitar a colocar umas fotografias que ache engraçadas e dizer que são fotografias engraçadas. Até eu, que não percebo nada de flores e jardins, sei que iria ser um site sem interesse.

Portanto para fazer um site de sucesso é necessário que exista gosto pelo tema, para garantir que pelo menos, mesmo que o site continue sem visitas nos primeiros tempos, vamos continuar motivados para ir actualizando e adicionando conteúdo ao site.

Mas nem sempre é assim. Vamos supor que vão fazer o vosso primeiro site na web e o vosso objectivo até é fazer dinheiro online e é algo em que têm interesse (quem não tem? ;)). Existem vários blogs do género, o primeiro site que criaram foi sobre como fazer dinheiro online, mas nunca o fizeram na vida portanto não têm credibilidade. Não é a mesma coisa que eu ou o Rui Augusto fazermos um site do género, pois já temos projectos de grande dimensão e com resultados interessantes.

Ninguém vai ler mais um site sobre o mesmo que não trás nada de novo, é necessário existir um factor diferenciador, um toque de personalidade que garanta o possível sucesso de um site. Isto só é possível se existir gosto pelo tema em que estamos a trabalhar.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.