Como ter ideias para escrever num blog e evitar o Writer’s Block

Manter um blog actualizado não é fácil, chegamos sempre a uma altura que não temos nada para escrever. Mas existem pequenos truques que nos ajudam a superar o Writer’s Block e a ter conteúdo sempre fresco, ou de reserva para quando não sai mesmo nada de novo pelas pontas dos nossos dedos.

Netbook Sony Vaio

Quando tenho uma ideia para um novo post tento sempre escrever em algum lado o tópico e uma curta descrição da ideia que tenho. Regra geral uso o Word Mobile ou uma aplicação de notas no telemóvel para guardar estas ideias, que depois transcrevo para o blog.

E porque faço isto? Quando tenho ideias para escrever estou sempre longe do computador, posso estar a conduzir, a passear, a tomar banho. Se não escrevo estas ideias nalgum local vou acabar por me esquecer e o que poderia ser um bom post vai cair no esquecimento.

Com uma lista organizada de tópicos coloco mãos à obra e, quando me sinto com vontade de escrever, começo a dar forma às ideias que tive anteriormente.

Se escrever mais do que um post acabo por o programar para ser colocado no blog mais tarde. Outros cujo conteúdo continuará actualizado por muito tempo, o chamado conteúdo evergreen, ficam guardados como reserva para serem publicados quando tiver numa fase em que não tenho mesmo nada de novo para escrever.

Assim, além de ficar com uma base de dados de ideias para futuros posts, mantenho-me prevenido contra o Writer’s Block e consigo manter o conteúdo de um blog sempre fresco e actual.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.