Deixar um PC com Windows 7 mais rápido

O Windows 7 é óptimo a gerir recursos, e é cada vez mais difícil deixar um PC com Windows 7 lento se só usarmos aplicações de qualidade.

Limpeza de disco do Windows 7

O Windows 7 é um bom sistema operativo, foi um grande salto do XP e mesmo do Vista. No entanto o nosso computador nem sempre está rápido, mesmo com a optimização de recursos do Windows 7. O problema são as várias aplicações que se infiltram no sistema e deixam lixo para trás, actualizadores que iniciam com o sistema operativo sem necessidade para tal, e claro o spyware.

Já partilhei uma lista com as 7 aplicações essenciais para Windows 7 e irei usar aqui essas aplicações para ajudar a deixar o vosso computador com Windows 7 mais rápido. Basta seguirem estes passos:

Revo Uninstaller

Quando usava o XP tinha sempre problemas com lixo que ficava para trás de aplicações que tinham sido removidas. Desde que passei a usar o Revo Uninstaller deixei de ter lixo vindo de aplicações que acabo por desinstalar.

Este programa permite remover entradas no registo do Windows e ficheiros temporários que a aplicação não remove quando se desinstala. Funciona de forma automática mas permite rever todas as entradas e ficheiros que são removidos. Outra ferramenta interessante é o Autorun Manager que permite remover de forma simples as aplicações que iniciam automaticamente com o Windows.

Podem descarregar a aplicação no site da Revo. Na página de downloads encontra-se a versão gratuita.

CCleaner

Depois de removermos as aplicações que não queremos de forma efectiva e evitar o seu arranque com o sistema, o próximo passo é limpar os ficheiros temporários do disco. O CCleaner (Crap Cleaner) é bastante leve e óptimo nesta situação.

Limpa não só ficheiros deixados para trás pelo Windows como ficheiros deixados por outras aplicações. Permite ainda remover entradas obsoletas no registo do Windows e até remover pontos de restauro antigos do sistema que ficam a ocupar espaço em disco. Também é possível, tal como no Revo, remover aplicações que iniciam automaticamente com o sistema e extensões que arrancam com o Internet Explorer (se ainda usam este browser, claro).

O CCleaner pode ser descarregado directamente do FileHippo.

Disk Cleanup

O próprio Windows trás uma ferramenta de limpeza do disco, o Disk Cleanup (ou Limpeza de Disco). É possível remover ficheiros temporários, limpar pontos de restauro e é um bom complemento para correr após o CCleaner. Basta escrever Disk Cleanup ou Limpeza de Disco no menu Iniciar e correr a aplicação.

Auslogics Disk Defrag

Um disco desfragmentado é sempre mais rápido. Se não possuem um computador com discos SSD então a desfragmentação de disco é essencial. Depois de efectuarem os processos de limpeza o melhor é desfragmentar e optimizar o disco, movendo os ficheiros de sistema para o inicio do mesmo.

O inicio do disco tem tempos de acesso mais rápidos, pelo que o vosso Windows beneficiará nesta optimização. O Auslogics Disk Defrag permite iniciar o processo de desfragmentação e desliga o computador assim que terminar, se o desejarem. Se nunca desfragmentaram o vosso disco, este processo poderá demorar algum tempo na primeira vez.

Podem fazer download da aplicação através do FileHippo.

Manter o Windows 7 rápido

Estas aplicações não servem de muito se a vossa utilização do PC for descuidada. É necessário estarmos protegidos contra spyware (um bom browser ajuda), manter o PC actualizado com o Windows Update e instalar aplicações de forma consciente.

Carregar só no Next/Seguinte sem ler o que estamos a instalar leva a termos várias barras no Internet Explorer, aplicações a iniciar com o Windows e acabamos por ter um computador lento.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.