Earth Hour: Como dar ideias erradas para reduzir emissões

Como tinha indicado quando iniciei o blog, criei este espaço para escrever não só sobre web development e programação, mas também de outros assuntos que ficariam fora de contexto no Gosto mais de Carros do que Chocolates.

Hoje escrevo do ambiente e da Earth Hour e as ideias erradas que este evento está a trazer no que se deve fazer para reduzir emissões.

Earth Hour

Eu preocupo-me bastante com o ambiente, tento ao máximo reduzir o meu impacto e em termos de emissões de CO2, não só ajudo o ambiente como poupo uma quantia considerável ao final do ano. Por alguma razão converti a minha viatura para GPL, optei por um computador de baixo consumo e em casa não existem aparelhos em stand-by e as lâmpadas são todas de baixo consumo. Até na água, o simples fechar de uma torneira no duche ou enquanto se lava os dentes poupa recursos e tanto a carteira como o ambiente agradecem.

Com isto dito, apenas para não me chamarem de hipócrita e perceberem o meu ponto de vista, acho que a Earth Hour é uma aberração para aqueles que acham que as alterações climáticas são uma invenção. É que estas pessoas menos informadas pensam que basta desligar as luzes 1 hora por ano para salvar o planeta.

Hipócrita é desligar as luzes na Earth Hour e durante o resto do ano deixar luzes acesas, computadores ligados sem estarem a trabalhar ou conduzir sem praticar ecodriving.

Percebe-se então porque certas cidades que estão a adoptar medidas que funcionam estão a diminuir a sua participação nesta iniciativa. Infelizmente acabam por ser criticadas pelos hippies ambientalistas. O que interessa afinal, começar a usar painéis solares, luzes de baixo consumo, equipamentos com eficiência superior a 85% ou desligar as luzes por apenas uma hora, sem poupar no resto do ano?

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.