Estatísticas, a melhor ferramenta de um site

As estatísticas de um site são uma ferramenta extremamente valiosa e as informações por elas indicadas, quando bem utilizadas, são a melhor ajuda que um webmaster pode ter.

No entanto as estatísticas também podem ser uma distracção, levando a uma quebra de produtividade, e quando mal interpretadas podem ter resultados desastrosos!

Estatísticas AwStats

Com as estatísticas podemos saber quem procura o quê e quantas pessoas acedem ao nosso site. Ficamos ainda a saber se ficaram satisfeitas com o número de páginas que visitaram e o tempo que passaram no site, levando a uma optimização para melhorar a experiência do utilizador e possivelmente aumentar a nossa audiência.

No entanto nem todos sabem analisar estes dados, e alguns simplesmente por falta de tempo dão total desprezo às estatísticas. Acabam assim por perder uma oportunidade de aumentar as suas receitas online.

Depois temos aqueles que se limitam ao Google Analytics. Hoje em dia quem usa o AwStats ou outro sistema de análise de logs é antiquado. E não pensem que não gosto do Analytics, é uma óptima ferramenta para controlar campanhas online e vendas, no entanto o Analytics não nos diz tudo.

E é aqui que entra o AwStats, utilizando os logs de acesso do servidor conseguimos saber não apenas os utilizadores que acederam ao nosso site com Javascript activo mas também todos os bots, acessos a imagens e outros ficheiros sem controlo como os feeds por exemplo. E porque é isto importante? Ficamos a saber se alguém está a usar o nosso conteúdo indevidamente, quais os IP’s que fazem acesso e assim temos uma óptima ferramenta para os bloquear.

O ideal é ter ambos os sistemas a funcionar em conjunto, caso assim se justifique. Tenho vários projectos onde apenas faço o controlo de acessos pelo AwStats, outros em que uso o AwStats e o Analytics em conjunto.

Analisar dados estatísticos é por vezes uma tarefa árdua e os resultados nunca são imediatos. Mas é gratificante quando efectuamos uma alteração e após algumas semanas vemos o gráfico das visitas a subir graças ao nosso esforço. ;)

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.