Google+ é uma rede social mais madura

O Google+ (ou Plus) é a nova rede social do Google. Ao contrário do Buzz que teve poucos utilizadores, o Google+ está bem integrado em todos os produtos do Google e tem tudo a seu favor para ser um sucesso.

Google Plus

Existem boas ideias vindas do Google, mas a sua execução nem sempre é a melhor. O Google Wave é um exemplo do que o email deveria ser actualmente, mas em vez de ser um produto à parte deveria estar integrado no GMail. Assim acabou por falhar.

Com o Google+ este erro foi ultrapassado e o serviço está devidamente integrado em todas as aplicações do Google. Mas o que afinal trás a mais o Google+ em relação a outras redes sociais?

Tem um aspecto sóbrio e profissional como o LinkedIn, permite que qualquer pessoa nos siga sem a nossa permissão como o Twitter mas permite que o nosso conteúdo seja partilhado apenas com quem queremos através de círculos.

O que me levou a aderir ao Google+ foi mesmo isso. Se eu quiser partilhar algo a nível público, como este post, posso-o fazer e toda a gente consegue ver este conteúdo. Se eu quiser partilhar umas fotos de uma viagem que fiz com um grupo de amigos posso partilhar apenas com o círculo que contém aqueles amigos e mais ninguém irá ver aquele conteúdo.

Por exemplo, se visitarem o meu perfil do Google+ apenas vão ver alguns posts que coloquei noutro blog, mas se o vosso perfil estiver no meu círculo de amigos já têm acesso às fotos da viagem. Isto faz sentido porque eu não quero partilhar com toda a gente conteúdo que possa ser pessoal ou de interesse apenas a um número de pessoas limitado.

É certo que no Facebook agora também se pode fazer o mesmo, mas não de uma forma tão simples e intuitiva como no Google+. O Google+ foi desenvolvido com este tipo de privacidade em mente, o Facebook foi desenvolvido a pensar numa partilha universal.

E se acham que o Google+ tem pouco movimento, não se esqueçam que “apenas” tem 20 milhões de utilizadores. E escrevo apenas entre-aspas porque para 3 semanas e só por convite não é nada mau. Também pode acontecer simplesmente estarem num círculo à parte em que ninguém partilha nada com vocês :lol:

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.