Google Maps com navegação em Portugal e outras novidades Android

Tenho andando bastante entretido com o meu novo brinquedo, por isso tenho acompanhado de perto as novidades do Android.

Ora, ontem foi anunciado no blog do Google Mobile que a navegação no Google Maps passou a estar disponível em vários países, Portugal incluído.

Google Maps Navigation

O Google Maps Navigation permite a navegação turn by turn semelhante a um GPS como um TomTom, só que em vez de ter um mapa pré-carregado vai fazendo download do mesmo pela rede e não possui algoritmos complexos para calcular uma rota mais rápida ou para evitar trânsito a uma determinada hora. O ideal era termos acesso a uma forma de pré-carregar os mapas no cartão SD do telemóvel de forma a poupar nos custos de tráfego GPRS.

Se não substitui um GPS, qual é a novidade? Bom, se o GPS ficou em casa sempre temos acesso a um método de navegação alternativo. Também não sei se funciona de forma intuitiva porque ainda não o testei durante a condução.

Nexus One mais perto de outros mercados europeus

Uma das razões pela qual o Nexus não poderia ser vendido “confortavelmente” noutros países era a falta de suporte a um dicionário que não o inglês no teclado, a falta de navegação noutros países e a pesquisa por voz ser limitada em idiomas. Agora também passa a ser possível fazer uma pesquisa por voz em Francês, Alemão, Italiano e Espanhol o que abre as portas para a sua comercialização nestes países.

Existem também rumores sobre o atraso no update para a versão 2.2 do Android no Nexus One, uma vez que este passará a ser comercializado directamente pelas operadoras móveis nos Estados Unidos e noutros países europeus, como acontece na Inglaterra com a Vodafone.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.