Google Page Speed ajuda a tornar a web mais rápida

O Page Speed evoluiu de uma experiência do Labs para um serviço oficial do Google. Este analisa uma página do nosso site e devolve-nos algumas dicas para o tornarmos mais rápido.

Google Page Speed

Sempre fui fanático por optimização. Já no tempo da Sprint Total minimizava o código HTML à mão reduzindo os espaços, tabulações e quebras de linha. Se o ficheiro ficava mais pequeno, então o site seria mais rápido. E como usava o Dreamweaver em modo de design não me chateava muito ter o código ilegível. Ah, os bons velhos tempos da ignorância… :lol:

Mais de 10 anos passaram, a Web evoluiu e agora temos ficheiros CSS e JS em separado, sites dinâmicos e uma preocupação geral para tornar a web mais rápida. Começaram a aparecer os scripts de compressão e os serviços online para minimizar o código CSS e JS.

No entanto muitos de nós ainda não efectuam uma optimização ao seu código, quando em 10 minutos podemos tornar um site 1 a 2 segundos mais rápido.

Análise ao Site dos Provérbios

No Site dos Provérbios passei de um resultado de 89/100 para 96/100 com as dicas do Page Speed. Este site é a base para todos os meus novos projectos e encontra-se altamente optimizado.

Tem um sistema de cache que guarda o HTML minimizado e comprimido, assim como os ficheiros CSS e JS encontram-se comprimidos usando o método que partilhei no post “Compressão: Como tornar um site mais rápido”

Esse post foi actualizado com as dicas do Page Speed para melhorar o resultado aos utilizadores que navegam através de um proxy.

Mas como diz o provérbio “Em casa de ferreiro, espeto de pau”, é que os avisos que continuam por corrigir, e que são de simples resolução, são relacionados com conteúdo servido pelo Google Analytics e Fonts. Mas vindo do Google é normal, não nos podemos esquecer que o interface do Adwords teve uma altura que não funcionava com o Chrome.

Utilização do Page Speed

Podem analisar o vosso site em developers.google.com/pagespeed ou através de uma extensão do Google Chrome. Pessoalmente aconselho a extensão, tive algumas dificuldades ao fazer posteriores análises ao site, era como se este tivesse ficado em cache.

É devolvido um resultado ao estilo do YSlow do Yahoo! mas as dicas para optimização são mais intuitivas. Podem depois dar uma vista de olhos nos posts relacionados para obterem maneiras de tornar o vosso site mais rápido, caso ainda não o tenham feito.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.