Guia de optimização do WordPress: Base de dados e segurança

Continuando a série do guia de optimização do WordPress, irei agora falar sobre a optimização da base de dados com a redução do espaço utilizado por esta, assim como uma alteração que permite aumentar consideravelmente a segurança do WordPress, tudo com recurso a apenas um plug-in.

Wordpress

Esse plugin “maravilha” é o WP-Optimize. É fácil de utilizar e totalmente seguro para os utilizadores mais inexperientes que não se sentem à vontade em trabalhar directamente com a base de dados através do phpMyAdmin por exemplo.

Optimização da base de dados
O plugin permite facilmente eliminar as revisões de posts, os comentários marcados como spam e optimizar a base de dados. No final o plugin ainda nos indica quanto espaço conseguimos recuperar. Efectuar esta operação regularmente não só vai manter a base de dados do blog mais rápida como vai também poupar espaço limpando algum “lixo” que vai ficando para trás, especialmente agora que as revisões de posts passaram a ser guardadas automaticamente.

Ora, e se escrevermos os nossos posts fora do WordPress ou não tivermos utilidade para a função das revisões de posts podemos desactivá-la, alterando o ficheiro wp-config.php que se encontra na raiz do nosso blog, adicionando a seguinte linha:

1
define('WP_POST_REVISIONS', false);

Desta forma as revisões dos posts não serão guardadas, no entanto a opção de auto-save do WordPress continuará activa e o trabalho ficará salvaguardado.

 

Segurança
Quase que aposto que o vosso login para aceder ao painel de controlo do WordPress é admin. Acertei? Isto é uma falha de segurança pois torna os possíveis ataques ao blog mais fáceis.

Ora, o WP-Optimize permite mudar o nome de utilizador do WordPress para outra coisa qualquer. Basta em Old username colocar admin e em New username colocar o nome desejado. Até pode ser “Zé Manel do Blog”. Juntando isso a uma password forte, com números, letras e símbolos e conseguimos assim ter uma instalação de WordPress com um nível de segurança acima da média.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.