Iluminação interior: Tentativa falhada

Ao olhar para o interior do computador e ao ver aquele contraste entre o cobre e o preto pensei que ficava bem uma iluminação branca suave apenas para criar um ambiente diferente ao olhar para a caixa.

Tinha aqui 3 LEDs brancos de baixo consumo que funcionam a 6v que foram fornecidos como amostra, de uma empresa que os fabrica para simular as estrelas nos palcos dos espectáculos (essencialmente música clássica, opera). Dois deles já tinham sido usados durante algum tempo na parte da frente do projecto Cold Machine e um terceiro estava ainda por usar.

Toca de ligar o ferro de soldar, a manga termorectrácil, fio e fazer o que de mais mal faço na minha vida: Soldar cabos!

Leds com cabos soldados
Os leds com fios respectivamente soldados

Até aqui tudo bem, as coisas até nem correram mal, escolhi mais ou menos os pontos de iluminação para obter o efeito desejado mas cometi um erro grave, usei sempre o mesmo led, o que iria ficar na lateral da caixa a apontar para o processador.

Depois de tudo montado verifico que em dois leds a sua intensidade era extremamente reduzida, noutro a luz era forte demais. Verifiquei ligações e cheguei à conclusão que os leds com a intensidade fraca tinham sido os usados anteriormente o que demonstra que estes têm uma durabilidade reduzida.

Irei procurar outros leds, não irei optar por um neon branco (que tenho aqui) porque a luz é demasiado intensa e eu quero uma iluminação suave e discreta. De qualquer forma aqui ficam duas fotografias para terem uma ideia do resultado nada satisfatório.

Iluminação Silent Life project
Os leds no topo e fundo da caixa quase que não têm impacto na iluminação da caixa

 

Iluminação Silent Life project
Close-up à iluminação do bloco do processador demasiado forte

Já ando a estudar alternativas que permitam um controlo eficaz da iluminação com leds mais compactos e com um consumo energético mais baixo, mas esta fase do projecto não é prioritária.

E agora em tom de off-topic, mas já que falo em iluminação, a máquina está de tal forma silenciosa que comecei a ouvir um zumbido vindo do balastro de uma lâmpada flourescente que tenho no quarto. A solução foi apagar a luz e ligar outra mais pequena também economizadora, cá em casa as lâmpadas normais já foram todas substituídas por económicas. Agora tenho que calar aquele balastro ;)

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.