O fim da partilha das estatísticas

Após um bom período de reflexão decidi que vou deixar de partilhar aqui os dados estatísticos uma vez que já existem outros locais onde se pode obter a mesma informação e com um leque mais abrangente de utilizadores.

Estatísticas

Comecei a publicar as estatísticas trimestrais em 2008, na altura o Internet Explorer tinha 80% do mercado e o Windows era usado por 97% das pessoas. Acessos móveis só com Windows Mobile, Android e iOS ainda não existiam nem Google Chrome.

O único local que partilhava estatísticas era o W3schools, e eram as estatísticas de acesso ao seu próprio site que era usado apenas por web developers. Passava a ideia que o Firefox era o mais usado erradamente, e alguns colegas de profissão seguiam religiosamente esses valores como sendo a verdade absoluta do universo.

Decidi assim começar a agregar as visitas aos meus vários sites com um público mais generalista e publicar esses dados para servir de ferramenta para refutar certas afirmações sobre o browser mais usado ou sistema operativo.

Sites como o StatCounter e o Net Market Share já fornecem de forma pública e gratuita esses dados e, no caso do StatCounter, até permite definir filtros por país como Portugal. Infelizmente usa valores relacionados com hits (e HITS é How Idiots Track Success) em vez de utilizadores únicos.

A web também mudou, felizmente, e tirando o Internet Explorer que vai morrendo lentamente, todos os restantes browsers já permitem ter uma web moderna e com elevada compatibilidade entre eles. A web também agora é responsive e o tamanho dos ecrãs já não é tão significativo, e com as fontes web deixou de ser preocupante que sistema operativo é usado para definir que fontes usamos.

São bons tempos os que se vivem para os developers modernos.

 
Copyright © 1985 - 2018 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.