O iPhone 4 está a manchar a reputação da Apple

O valor das acções está em queda, a Consumer Reports não recomenda a aquisição do iPhone 4, existe uma acção judicial contra a Apple e vários posts sobre problemas do iPhone 4 foram eliminados dos fóruns da Apple.

É um bom exemplo de relações públicas sobre o que não fazer em tempo de crise.

iPhone 4

Caiu por terra o que muitos já suspeitavam, o update de software era apenas um atirar de areia aos olhos apesar de muitos crentes acreditarem nesta salvação. O problema do iPhone não é de software mas sim de hardware, a Consumer Reports verificou essa situação e não aconselha a aquisição do iPhone 4.

Esta “bomba” vindo de uma fonte credível colocou os media nos EUA a falar dos problemas do iPhone 4, com vários especialistas a indicar que a Apple deve fazer um recall imediato do telemóvel e resolver esta situação de forma gratuita para evitar manchar ainda mais a reputação da marca e reconquistar a confiança dos consumidores e dos seus accionistas.

Lançar um comunicado a pedir para que agarrem no telemóvel de maneira diferente e, posteriormente dizer que é uma falha de software quando tal foi testado e desmistificado colocou a Apple num buraco fundo, e só um recall pode salvar a imagem da marca. Existe quem já compare este caso ao da Toyota, indicando as quedas de vendas e o prejuízo causado depois de serem conhecidos os problemas com os aceleradores.

Actualização a 17/07/2010:
A Apple fez uma conferência de imprensa onde tentou acalmar os ânimos em relação ao “Antennagate”. Confirma-se que existe um problema com a recepção do iPhone 4 e a empresa vai oferecer uma capa ou devolver o dinheiro a quem tenha comprado uma. Se mesmo assim os clientes não ficarem satisfeitos podem pedir a devolução do montante em 100% e devolver o telemóvel.

A equipa de engenheiros da Apple está neste momento a trabalhar 24/7 para encontrar uma solução pelas perdas de recepção, uma vez que a oferta das capas pode custar à Apple mais de 40 milhões de dólares.

Nesta conferência de imprensa, Steve Jobs comparou o iPhone a outros telemóveis, ao que os fabricantes acusados responderam que uma coisa é perder 1 barra ao segurar o telemóvel em certos pontos, outra é ficar sem sinal e a chamada cair.

Mesmo após esta conferência de imprensa a Consumer Reports mantém a sua posição e não recomenda o iPhone 4 até que uma solução séria seja conseguida, no entanto diz que a oferta de capas é um bom passo para garantir um aparelho funcional a quem já adquiriu o telemóvel

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.