O Mais Gasolina, passados 2 anos

Já passaram dois anos desde que o Mais Gasolina ficou oficialmente online, apesar do projecto ter começado em 2006, o registo do domínio assim o confirma. Passados dois anos partilho com vocês alguns números que mostram a situação actual deste projecto.

Google Trends - Mais Gasolina

Na altura que lancei o site alguns aplaudiram a iniciativa, outros disseram que não iria ter futuro, mas a negatividade é típica nas terras lusas. Curiosamente com o pico do preço do petróleo o site manteve-se confortável com uma média de 30.000 visitas únicas diárias, e com a posterior divulgação pelos media este número disparou para um pico de 70.000 pessoas.

Em 2009 com o aparecimento do site da DGEG, o Preços de Combustíveis, rapidamente disseram que era o fim do Mais Gasolina. Curiosamente os números dizem exactamente o contrário, assim como o gráfico em cima.

Se, devido também à sua cobertura mediática, o site da DGEG obteve dois picos elevados de visitas, o mesmo rapidamente estagnou, continuando o número de pesquisas no Google por “mais gasolina” superior a “preços combustiveis”.

Observando alguns comentários, assim como alguns dos contactos efectuados ao Mais Gasolina, o site da DGEG falhou por ser lento a carregar, ter uma interface complicada de utilizar e não listar todos os combustíveis, como acontece no Mais Gasolina.

Foram então lançadas novas funcionalidades, como um feed pessoal com os postos favoritos de cada utilizador, a exportação de postos para NDrive (só estava disponível para TomTom e Google Earth), e um comparador dos preços dos combustíveis que permite calcular se realmente compensa fazer um desvio para abastecer no posto mais barato.

O petróleo desceu consideravelmente, e o número de visitas também acompanhou esta descida. O próprio Google confirma que as pesquisas por “preço da gasolina” desceram em 2009. No entanto apesar da descida do número de visitas aumentou o número de participações no Mais Gasolina na actualização de preços, e existe actualmente uma média de 120 actualizações diárias de postos, com mais de 400 preços a serem actualizados por dia. Isto só confirma que o Mais Gasolina é um site feito para e pelos utilizadores.

Em 2010 irão existir novas funcionalidades no Mais Gasolina para ajudar os utilizadores a poupar cada vez mais na sua factura mensal com os combustíveis ;)

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.