O Mais Gasolina tem uma nova app para Android

O Mais Gasolina completou 10 anos e como “prenda” fiz uma nova aplicação para Android, que já bem merecia!

App Mais Gasolina

A aplicação é híbrida como tantas outras, e como já era a antiga. Isto permite-me não só poder actualizar dados sem ser necessária uma actualização da aplicação, como aconteceu quando apareceram os combustíveis simples, como tornar mais rápido o desenvolvimento da app por se tratar de tecnologia com a qual estou à vontade.

Uma das falhas da aplicação era não permitir que um utilizador registado no site fizesse login na app para aceder aos favoritos, guardar preferências ou actualizar preços. Outra prioridade para mim era fazer a aplicação rápida e usar pouco tráfego.

O aspecto da app também foi actualizado, passando agora a usar Material Design. Desta forma a aplicação fica com o mesmo aspecto que as restantes e como o Material Design funciona muito à base de cartões ou secções de conteúdo a aplicação fica praticamente idêntica ao site.

Para a localização passou-se a obter de forma aproximada com os dados fornecidos pela rede de telemóvel ou pontos WiFi próximos. É possível que venha a introduzir novamente a localização por GPS para sitios com pouca cobertura de rede, mas sempre como segundo recurso. Esta alteração foi feita para poupar bateria no telemóvel.

Os resultados

Já passaram quase duas semanas e apesar do factor novidade, com os utilizadores a explorar a aplicação, os resultados são positivos. Neste momento cada utilizador da aplicação usa em média 25KB de tráfego a aceder a dados que se encontram no servidor, contra os anteriores 42KB. Excluem-se aqui os logótipos de cada marca que já eram consumidos do mesmo local centralizado.

Ao permitir usar sprites e imagens em SVG existiu uma grande redução de tamanho, garantindo também uma qualidade de imagem superior em ecrãs de alta densidade. E ao utilizar o sistema de cache e minify que desenvolvi consegui reduzir também o tamanho do HTML gerado.

E com o login e registo através da aplicação aumentou o número de novos utilizadores no site, alguns desses que já começaram a actualizar preços pela app.

Se pretenderem podem testar a aplicação, ou se já a têm e ainda não actualizaram, através do Google Play. Se não tiverem um telemóvel Android existem outras opções disponíveis.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.