O novo iPhone finalmente tem suporte a Flash!

É verdade, não estou a brincar com vocês. O novo iPhone finalmente, após 4 gerações de telemóveis, passa a ter suporte a Flash! Mas não é o Flash da Adobe, é um flash LED para a câmera fotográfica. :lol:

Aliás, o iPhone vem com inovações brutais como o multitasking (WM5 já fazia isso) e uma câmera adicional para vídeo-chamada, aquela coisa que ninguém usou e passou de moda. Mas a vídeo-chamada do iPhone é especial, apenas funciona por Wi-Fi e não por rede celular.

iPhone 4

Agora que já corri com os fanboys da Apple de volta ao Twitter, o seu habitat natural, para falarem mal de mim, vamos lá a analisar as novidades do iPhone 4 de forma sarcástica. :lol:

Primeiro o design do telemóvel faz-me lembrar o meu LG KS20, só que o LG tinha um joystick feio, o iPhone tem botões feios. Adiante, que no Gizmodo já dissertaram bastante sobre isto.

Depois o multitasking. Em 2010 uma empresa anunciar que o seu telemóvel finalmente faz multitasking não faz sentido. Telemóveis com processadores a 200MHz e WM5 sempre o fizeram.

E por falar em WM5, tanto o iPhone OS 4 como o Android 2.2 só agora é que anunciam tethering por USB? No Android 2.2 ao menos anunciam a possibilidade do telemóvel ser um hot-spot Wi-Fi, é que existem telemóveis a dar acesso à Internet a outros dispositivos faz anos. Aliás, sempre liguei o meu portátil à web pelo telemóvel.

Ah, e o Flash que não é o Gordon nem o da Adobe! Finalmente podemos tirar fotos com flash de LED e a 5MP quando existem telemóveis que são autenticas máquinas fotográficas e com flash a sério como alguns Sony Ericsson ou Nokia.

E a vídeo-chamada, quem usa? Foi um dos fiascos dos últimos tempos, tão grande que grande parte dos fabricantes de telemóveis deixaram de fazer dispositivos com essa capacidade. Eu consigo ter uma conversa sem estar a olhar para uma pessoa a abrir e fechar a boca. Mas o pior mesmo é que a vídeo-chamada apenas funciona por Wi-Fi e não por rede celular… :lol: eu sei… :lol:

É incrível, o Steve Jobs é Deus. Ele apresenta um telemóvel com novidades que existem em telemóveis de entrada de gama à 2 ou 3 anos e todo o mundo exclama “ahhh!, ohhh!” como se fosse uma novidade brutal. Mas isto tem uma explicação, em telecomunicações a Europa sempre foi mais avançada que os Estados Unidos, basta ver os terminais que empresas como a Nokia lançam que não chegam a ver a luz do dia do outro lado do atlântico.

A mim faz-me confusão como um telemóvel que, desbloqueado, pode custar €1000, apenas agora incluí funcionalidades que telemóveis que custavam 5 vezes menos já possuíam à 2 ou 3 anos atrás. Mas vai vender bem, até podiam lançar um telemóvel que só mostrava uma maçã no ecrã que vendia na mesma.

Actualização a 10/06/2010:
Passou-me completamente ao lado uma das funcionalidades da vídeo-chamada: a acessibilidade.

O Luís alertou-me para este facto, pois é uma óptima maneira de surdos-mudos poderem comunicar com linguagem gestual pelo telemóvel.

Mantenho a minha posição em relação à Apple apresentar “novidades” com vários anos de atraso, mas realmente em termos de acessibilidade a vídeo-chamada pode ser útil

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.