O watercooling veio mais cedo!

No meu anterior projecto tinha um bloco para o processador que é uma autêntica obra de arte, o Cuplex Evo. Com um diametro de 53mm e 37mm de altura sem conectores é dificil passar despercebido, o seu peso também é elevado, 420 gramas.

Contactei a AquaPC onde o adquiri para comprar um kit de retenção para socket 775 e fui informado que o preço era apenas €10 menos que um bloco Cuplex Pro e que demoraria algum tempo a vir pois seria encomendado directamente à Aqua Computer na Alemanha. Na minha cabeça um Cuplex Pro com tão pouco cobre não deveria ser nada de jeito para arrefecer o processador, mas após consultar algumas reviews vi que me enganei redondamente! Pedi assim que me informassem quando o Cuplex Pro estivesse em stock para o adquirir.

Hoje ao verificar os meus emails (no portátil vou lá raramente) reparei que tinha um email da AquaPC a indicar que o Cuplex Pro já estava em stock, mais uma troca de emails sobre o melhor bloco para a minha gráfica e foi-me aconselhado o EK FC 3870 Acetal. Toca de fazer a encomenda com uns bons metros de tubo transparente e aditivo Feser One e vamos embora que se faz tarde!

Chego à AquaPC e afinal não existia tubo transparente, veio preto que também fica giro.

Lá perdi algum tempo a admirar os blocos, já conhecia o trabalho de topo da Aqua Computer mas o bloco da EK não lhe fica assim muito atrás, boa qualidade de construção.

Desmontei novamente a caixa toda e coloquei a cabeça a trabalhar e encontrei uma maneira de colocar a bomba de água dentro da caixa retirando uma bay para os discos e tentei reduzir os tubos de água à mostra que passam por fora desta, vão da frente da caixa, por baixo desta até ao reservatório, sempre por fora da caixa mas sem estarem visiveis.

Testes de passagem de tubos

Testes de passagem de tubos

Testei vários pontos de passagem e o melhor seria da direita para a esquerda na frontal da caixa, permitindo aos tubos que façam uma curva natural sem os forçar e sem interferir com os locais de intake da caixa. Os locais de passagem dos tubos foram todos protegidos com um pouco de Akasa Pax-Mate que ainda tinha guardado para evitar vincos e possíveis rupturas dos tubos.

Assim ficaram a passar dois tubos por baixo da caixa em direcção ao depósito e ao radiador e na traseira desta ficam visiveis dois tubos que fazem acesso ao radiador.

Asus EAH3870 com bloco EK FC 3870 Acetal

Deixo-vos com uma fotografia da placa gráfica já com o bloco da EK montado e vou montar o resto do sistema para cortar os tubos à medida para o interior da caixa e, finalmente, testar o sistema de watercooling.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.