Opera 10.60 saiu na versão final, mas nem tudo melhorou

Saiu a versão final do Opera 10.60 com um aumento de velocidade no motor de Javascript de 50%, WebM, localização geográfica e outras novidades.

Mas algumas alterações não me agradaram em termos estéticos/funcionais, felizmente existem correcções possíveis!

Opera Software

Existem muitas novidades nesta versão do Opera, mas o que se realmente destaca é o WebM que está agora disponível por defeito e que permite visualizar vídeos sobre o standard HTML5 e a localização geográfica que funciona de forma semelhante ao browser do Android. Nota-se que o Opera está a seguir as pisadas do Google Chrome.

Não vou falar muito destas novidades, até porque podem experimentar para as ver e já existem várias reviews online.

Após instalar a versão 10.60 uma das coisas que reparei de imediato foi no botão do Opera com o texto Menu que fica horrível. Posteriormente ao trabalhar com o Opera verifiquei que o menu de contexto (clique direito do rato numa página) deixou de ter a opção de copiar em primeiro lugar, mas sim a de pesquisa. Felizmente existem soluções.

Ícone de Menu
Se tal como eu não gostam do texto Menu no ícone do vosso Opera basta que cliquem com o botão direito sobre ele, seleccionem Customize > Appeareance… e em Toolbars alterem o parâmetro de Style para Images Only.

Devem clicar mesmo no botão, caso contrário irão remover também o texto das tabs.

Menu de Contexto
No meu local de trabalho uso bastante o Copy/Paste para copiar dados entre vários locais. Instintivamente já não usava o atalho CTRL+C mas seleccionava o texto, fazia clique direito com o rato para abrir o menu de contexto e seleccionava logo Copy por ser a primeira opção.

Infelizmente agora a primeira opção é a de pesquisa. É possível alterar editando os ficheiros de utilizador. Sinto-me um pouco como um utilizador do Firefox, esta alteração deveria ser possível através do ambiente gráfico do próprio browser. Adiante.

Vamos editar o ficheiro standard_menu.ini, para isso temos que aceder às Preferences (CTRL+F12) e em Advanced > Toolbars vamos duplicar o menu original do Opera. Podem obter mais informações sobre como o fazer no blog do Tamil, um dos gurus da personalização do Opera.

Após duplicarem o menu basta aceder ao opera:config para obter a localização do ficheiro que duplicamos, depois é só abrir com o Notepad, procurar por [Hotclick Popup Menu] e encontrar as seguintes linhas:

  1. Item, MI_IDM_SELSEARCH="Hotclick search, 200,,, "Search Web""
  2. Submenu, MI_IDM_SEARCH_DUMMY_PARENT, Internal Search With

A partir daqui a personalização é com vocês. Podem simplesmente remover estas opções colocando ; (ponto e virgula) antes destas linhas, comentando-as, ou mudar a ordem destes itens recolocando o Copy em primeiro lugar, como fiz. Não se esqueçam no entanto da ordem dos separadores que está listada no ficheiro de 1 a 4.

Depois basta fechar e voltar a abrir o browser para as alterações surtirem efeito.

É uma alteração que dá trabalho, é certo, e esta não deveria ser a forma de proceder a estas alterações, no entanto é sempre bom saber que existe um método de manter o browser como nós queremos.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.