Optimização para motores de busca (SEO)

A optimização para motores de busca ou SEO (Search Engine Optimization) como é mais conhecido é algo que tenho praticado e aplicado fortemente em todos os meus projectos já à alguns anos com óptimos resultados. Esta pratica de optimização para motores de busca permite melhorar a performance de um site ou de uma página especifica nos SERP’s (Search Engine Result Pages) ou páginas de resultados em português.

Pesquisa no Google por Eduardo Maio

Para ser sincero nem gosto de usar o termo SEO, nem me considero um SEO pois esses estão negativamente conotados com o spam de keywords, links ocultos, cloaking e outras práticas que não são recomendadas.

Aliás esses SEO’s, principalmente em Portugal, oferecem um serviço de optimização de busca que não passa de um simples keyword stuffing cujos resultados deixam muito a desejar, chegando mesmo a criar penalizações nos motores de busca. Já os que até conseguem resultados nas primeiras páginas dos SERP’s falham redondamente na entrega da mensagem, mas provavelmente prometem apenas tráfego e não vendas, depois temos um bounce-rate de 90% ou mais.

Actualmente grande parte destes SEO’s passaram a apelidar-se de marketeers e, como as suas práticas ultrapassadas deixaram de funcionar, dedicaram-se aos sites sociais e ao spamming de links em vários perfis como no Facebook ou no Twitter.

A optimização para motores de busca não é uma grande ciência, é até bastante fácil de explicar como funciona, a sua aplicação é que requer tempo, paciência e muito fine-tuning pelo caminho. Primeiro que tudo devemos criar bom conteúdo que satisfaça aqueles que procuram determinada informação, esquecendo totalmente que existem motores de busca. Depois temos um trabalho de pesquisa onde tentamos encontrar palavras-chave pesquisadas por quem procura a informação, produto ou serviço que fornecemos, analisamos o trabalho necessário para conseguir bons resultados, medimos bem os prós e contras de cada frase pesquisada e escolhemos as melhores. Fazemos depois a optimização dentro da página no texto, título e descrição e aguardamos pacientemente sem alterações para ver como se comporta a página nos motores de busca.

Na optimização para motores de busca existe muito trial and error e nem sempre acertamos à primeira. A regra de ouro é nunca sacrificar conteúdo para obter os primeiros resultados nos SERP’s e é isto que difere entre uma boa e uma má optimização, ou entre um site com algumas visitas e muitas vendas ou um site com muitas visitas e poucas vendas.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.