Os 5 plugins essenciais para o WordPress

Sempre que faço uma instalação do WordPress, seja para utilizar como blog ou CMS existem sempre 5 plug-ins que nunca falham e estão presentes em todas as instalações. Para mim são plugins essenciais, não os dispenso em nenhuma instalação e tornam o WordPress numa ferramenta poderosa, eficaz e segura.

Wordpress Plugin

1) WordPress Database Backup
A segurança é essencial nos dias que correm, nem todos temos acessos a servidores seguros e devidamente mantidos, e mesmo com todas as precauções nunca sabemos quando o azar nos bate à porta.
Fazer backups é uma tarefa chata e muitas vezes esquecemos-nos de os fazer. Este plugin é óptimo porque permite programar um backup diário ou semanal e receber uma cópia da nossa base de dados comodamente no nosso email.

2) WP-Optimize
Ainda na segurança do WordPress, o primeiro plugin que instalo e utilizo é o WP-Optimize por permitir mudar o nome de utilizador facilmente sem ter que recorrer directamente à base de dados. Claro que não o instalo só por essa funcionalidade, pois também permite remover os comentários marcados como spam ou as revisões de posts e ainda optimizar a base de dados, recuperando bastante espaço perdido com lixo e tornando a base de dados mais rápida.

3) Hyper Cache
O Hyper Cache é um daqueles plugins que quem não usa nem sabe o que perde. Um sistema de cache que poupa recursos do servidor e ainda torna o WordPress mais rápido, até permite compressão Gzip. É para mim o melhor sistema de cache do WordPress e o único que conseguiu realmente reduzir a carga no meu servidor a longo prazo.

4) All in One SEO Pack
Ter a opção de alterar a forma como os títulos são apresentados pelo WordPress, poder definir títulos, descrições e keywords por posts é indispensável para mim. É um plugin de SEO simples de usar e bastante completo.

5) Google XML Sitemaps
O Google XML Sitemaps além de gerar um sitemap automaticamente sempre que se publica um novo post ainda permite notificar os motores de busca que suportam aquele protocolo (Google, Bing/MSN, Yahoo, Ask) permitindo uma indexação rápida e eficaz de um blog. As várias opções permitem ainda retirar páginas que não interessam de um sitemap como as categorias ou os arquivos.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.