Problemas na entrega do IRS por causa do plugin Java

Uma boa parte dos contribuintes vão ter dificuldades na entrega do IRS este ano com o fim do suporte a plugins NPAPI em browsers como o Chrome, Edge e Firefox.

Sem Java

Grande parte dos serviços públicos portugueses estão programados em Java. Não que isso seja mau, Java é uma linguagem legitima para correr num servidor.

O problema são os applets usados, que obrigam a ter um plug-in no browser, de forma semelhante ao Flash. Ora com falhas de segurança recorrentes tanto o Chrome (e Opera e Vivaldi), Firefox e Edge deixaram de correr plugins NPAPI, isto quer dizer que aplicações como a usada para submeter o IRS deixaram de funcionar se mantiverem os vossos browsers actualizados.

No caso da submissão do IRS basta ter o Java no computador e descarregar a aplicação offline, mas não existe ainda informação sobre isto. Ou a aplicação muda este ano para a entrega do IRS ou vamos ter contribuintes menos letrados em informática a olhar para o browser com um erro que o plug-in não é suportado.

Existem outras aplicações do estado que não podem ser descarregadas e continuam a funcionar em Java e que actualmente apenas funcionam em Internet Explorer. Nestes casos é possível com alguns truques activar o suporte a NPAPI nas configurações do Chrome ou Firefox, mas aqui estamos apenas a empurrar o problema com a barriga.

É urgente reformular estas aplicações e torná-las acessíveis também por tablet ou telemóvel através de um browser.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.