Substituir o Opera 12 pelo Firefox

O Opera foi em tempos, para mim, o melhor browser que existia. Foi o pioneiro na navegação com abas (tabs), apresentou o Speed Dial, os nicknames para os favoritos (escrever gasolina e aceder a www.maisgasolina.com) e o interface MDI.

Infelizmente com o lançamento do Opera 15 tudo mudou e está na altura de mudar de browser.

Raposa na neve

Fui forçado a deixar o Opera 12 pelo Google que começou a bloquear o acesso a certas funcionalidades como o AdSense. Ainda era possível o acesso mascarando o Opera como Firefox, mas deixava de ver os gráficos apresentados, que funcionam na perfeição se identificar o browser como Opera. Para uma empresa com um browser que defende os standards da internet é estranho este browser sniffing.

Deixou de ser produtivo usar o Opera desta forma e decidi procurar uma alternativa. Optar pelo Opera 15 está fora de questão e o Chrome coloca-me dúvidas sobre a protecção da minha privacidade. Chegou a altura de deixar o browser que comecei a usar e cheguei a comprar por outro browser semelhante, mas actualizado. O único que me permitia um nível de performance, segurança e personalização suficiente é o Firefox.

Foram precisos vários add-ons para colocar a raposa a cantar bem, mas com a ajuda dos fóruns do Opera consegui obter vários add-ons que permitem ter uma experiência semelhante ao Opera 12. Alguns destes addons foram desenvolvidos para isso mesmo, trazer funcionalidades do Opera para o Firefox.

Tabs

O Opera foi o primeiro browser a ter navegação por abas e até à versão 12 continua a ser o que melhor gere as várias abas. Felizmente existe o add-on Tab Mix Plus que trás várias das funcionalidades do Opera para o Firefox. A extensão Private Tab permite também abrir uma aba de navegação privada tal como o Opera 12.

Controlo de conteúdo

No Opera bloquear o acesso a certos sites ou bloquear o Javascript num site em especifico era simples. No Firefox temos dois add-ons, o Block site para o bloqueio de conteúdo de certos endereços e o YesScript que permite bloquear o Javascript em certos sites.

Wand

O Wand é fantástico na gestão de passwords, e nem com plug-ins o Firefox consegue chegar ao mesmo nível de funcionalidade. Mas já ajuda ter os add-ons RememberPass para permitir guardar passwords em todos os sites e o Secure Login que é baseado no Wand e permite funcionalidades como usar vários logins para o mesmo website ou o login automático através de um atalho do teclado ou um ícone.

SpeedDial

O SpeedDial é um must-have do Opera e nenhum browser conseguiu uma implementação de algo tão fundamental, afinal apenas visitamos um número limitado de websites diariamente. O melhor que encontrei foi o Fast Dial que permite personalizar o aspecto para ser o mais semelhante possível ao Opera.

Interface

Para permitir ter o interface semelhante ao que usava no Opera precisei de instalar o Movable Firefox Button para ter um ícone pequeno tal como no Opera para o menu e o Menu Editor, um mal necessário para retirar várias opções dos add-ons instalados do menu de contexto nas páginas.

Para me ajudar nos downloads e permitir abrir um ficheiro em vez de guardar, tal como no Opera 12, instalei o OpenDownload².

Dragonfly e Notes

O Dragonfly é muito bom para o desenvolvimento web, felizmente existe um add-on ainda melhor para o Firefox, o Firebug. No browser no escritório algo impensável é não ter acesso às notas. O ScrapBook é perfeito, e como tinha as notas do lado direito do ecrã tive também que instalar o RightBar.

O Firefox passou a ser vencedor no teste Web Browser Grand Prix do Tom’s Hardware, e se em versões anteriores era tudo menos estável e fiável, actualmente aparenta ser um browser com alguma qualidade. Espero que esta lista de add-ons possa ser útil a quem pertence aos 1% que ainda usam o Opera 12 e, tal como eu, não se identificam com a nova versão do Chropera.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.