Twin Frozr V na MSI GTX 960

As placas gráficas consomem cada vez mais energia, e se antigamente isto equivalia a bastante ruído das ventoinhas dos coolers das gráficas, actualmente estas podem funcionar em modo passivo permitindo ter 0 dB de ruído.

MSI GTX 960 4G

Algo que sempre me preocupou nas gráficas foi o aumento de consumo de energia que se tem verificado, os coolers cada vez mais ruidosos e os jogos cada vez mais dependerem da capacidade de processamento das gráficas, deixando o processador e a memória para segundo ou terceiro plano.

Eu sempre me preocupei com o consumo energético do computador, afinal menos energia equivale a menos calor e um pc mais silencioso. Com a saída do GTA V para PC e após algumas horas de jogo com a gráfica que tinha, uma HD 7770, decidi que estava na hora de fazer um upgrade. Esta gráfica funcionava bem em jogos como o Assetto Corsa e Cities: Skylines que são mais recentes e puxam um pouco mais pelo computador, mas o GTA V tem paisagens e detalhes fantásticos que merecia ser jogado com os gráficos o mais próximo do máximo possível.

Fazer um computador silencioso é fácil, mas fazer um computador silencioso e que tenha performance para jogar os títulos mais recentes é que se torna complicado e obriga a escolher os componentes com outros critérios.

Comecei a pesquisar de pé atrás por causa do ruído a que estava habituado, mas fui agradavelmente surpreendido pelos novos coolers que estão a ser utilizados. No caso da gráfica que comprei, uma MSI GTX 960 de 4GB o cooler usado é o Twin Frozr V. O TDP não é exagerado e após algumas reviews no Youtube percebi que ia conseguir manter o mesmo nível de silêncio que já tinha.

O modo de funcionamento é semelhante ao de um radiador de um automóvel e é algo que sempre deveria ter sido adoptado nos computadores. Usa-se um dissipador grande com ventoinhas que estão paradas e apenas a uma certa temperatura (neste caso 60º) é que estas arrancam para arrefecer a gráfica, voltando a desligar quando a gráfica arrefece (perto dos 52º).

Ora, a HD 7770 com o Accelero S1 Plus não passava dos 52º com a ventilação da caixa, logo não iria ser problema. Optei então por a comprar.

O Twin Frozr V

O dissipador é muito parecido com o Accelero S1 Plus, tem vários heatpipes mas tem ligação à parte de cima da gráfica o que ajudar a arrefecer as memórias de forma mais eficiente. Em idle curiosamente o Accelero é mais eficiente, embora o TDP seja superior e o consumo de energia desta gráfica seja de mais 3w em idle, nunca 3w vão equivaler a um aumento de 4 graus. Aqui também pode estar em causa o tamanho da gráfica que é maior, podendo bloquear o airflow.

Antes de começar a jogar instalei o MSI Gamming App que tem um botão que permite arrefecer a gráfica. Testei e assustei-me, o ruído das ventoinhas era demasiado, aliás mesmo com as ventoinhas da caixa e CPU no máximo deixava de as ouvir para só ouvir as da gráfica. Decidi então testar, coloquei o Assetto Corsa com os gráficos no máximo e com todas as ventoinhas da caixa a 540rpm abri o jogo na pista de Nürburgring. A temperatura da gráfica demorou a subir, mas lá chegou aos 60 graus. Achei estranho não ter começado a ouvir um ruído intenso das ventoinhas e vi a temperatura a descer calmamente.

Fiquei satisfeito, mesmo com a gráfica quente o ruído das ventoinhas era praticamente inaudível. O melhor de tudo, é que após 1 mês de uso da gráfica em vários jogos apenas com a ventilação da caixa a temperatura mais alta que verifiquei foi de 57 graus.

Um bom upgrade

Foi uma boa actualização, embora o TDP seja mais alto e o consumo em idle um pouco superior, o nível de ruído manteve-se igual. A gráfica não é um supra-sumo, é verdade, no Assetto Corsa com tudo no máximo apenas consigo 40fps, e ao reduzir os reflexos de Ultra para Very High consigo manter 70fps sem quebras o que é importante num simulador deste tipo.

O consumo energético é que deixa um pouco a desejar, mas no máximo todo o conjunto (computador, monitor e restantes periféricos) chega aos 240w em jogos que puxem bastante pela gráfica como o Assetto Corsa e o GTA V.

 
Copyright © 1985 - 2017 Eduardo Maio. Alguns direitos reservados.
eduardomaio.net - Às vezes mais valia ser Agricultor do que Programador
Ao navegar no blog eduardomaio.net está a concordar com os termos legais e de privacidade.